Utilizar moldes para facilitar o corte da peça
Uma peça com caimento precisa ter um bom corte. Então, comece pelos moldes, que serão seus melhores amigos na hora da costura. Isso porque um tecido cortado de maneira errada não só desfavorece o acabamento, como também desperdiça o material.
Molhar os tecidos antes de costurar
Você já comprou alguma roupa e, na primeira lavagem, a peça encolheu? Para que isso não aconteça com seus clientes, cuide de molhar os tecidos antes de cortá-los e costurá-los. Lave seu material com água e, de preferência, com sabão neutro. Depois, espere secar, passe e inicie o processo de costura.
Alinhavar o tecido antes de ir para a máquina
Essa pode parecer uma dica de costura para iniciante, mas é uma técnica que deve ser levada para sempre em sua vida profissional. Sem preguiça, alinhave toda a peça antes de partir para a máquina. Assim, você consegue ter uma visão prévia do caimento da peça e, se necessário, pode realizar ajustes antes da costura definitiva.
Em trechos menores ou em detalhes, se preferir, você também tem a possibilidade de utilizar alfinetes no lugar dos alinhavados. Só não se esqueça de retirá-los no final do processo para não se machucar ou espetar o cliente!
Confira com destaque as principais e melhores maquinas de costura iniciantes.
Contar com o auxílio do ferro de passar para fazer bainhas
Outra prática que favorece o acabamento da peça é o cuidado de passar todo o tecido com ferro quente, delineando os vincos e proporcionando mais segurança na hora da costura, principalmente quando se trata de bainhas. Se for um material mais delicado, cubra sua superfície com outro tecido.
Colar a fita métrica na área de trabalho
Para não perder tempo procurando sua fita métrica toda vez que precisar dela, cole-a na sua bancada de trabalho. Além de ter um local fixo para conferir medidas, você mantém o ambiente mais organizado e não corre o risco de medir os tecidos com grande margem de erro.
Ter uma tesoura exclusiva para cortar tecidos
A sua tesoura de costura é sagrada! Isso quer dizer que ela deve ser usada única e exclusivamente para cortar tecidos. Se você precisar cortar outros materiais, utilize outra tesoura, a fim de não estragar o corte de sua ferramenta de trabalho — que é fundamental para a qualidade e o bom acabamento de seus produtos finais.
Por falar em acabamento, esse é o aspecto mais importante que diferencia um bom de um mal profissional.
Então, cuide de retirar excessos de linha, passar suas peças delicadamente e seguir todas as outras dicas de costura para iniciante que citamos até aqui.
Além disso, tenha paciência e se aventure no universo da costura para buscar constantemente o aperfeiçoamento das técnicas por meio de cursos especializados.
Dicas de corte e costura para iniciantes, como economizar tempo e progredir rapidamente
Corte e costura é uma arte que permite criar peças de vestuário através da utilização de ferramentas específicas como máquinas de costura.
Esse processo inclui cortar tecidos em formatos específicos para caber em moldes, fazer o acabamento do tecido com pontos finos ou largos, entre outros detalhes.
Se você está querendo iniciar no universo de corte e costura para iniciantes, agora pode ser um desafio. Mas com a boa vontade e determinação, você vai conseguir!
Aqui estão algumas dicas que podem ajudar você na tarefa de aprender a costurar:
- Não use tesouras comuns para cortar seus tecidos. Estas podem fazer grandes talhos ou até “mastigar” o tecido e fazer um estrago no tecido, portanto, use tesouras especiais para tecidos, que são mais finas e resistentes.
- Tenha sempre uma lâmina afiada em cada lado da tesoura, para evitar destruir ou o tecido. Certifique-se de que você tenha um par extra de reserva;
- Se você é iniciante, é importante que você saiba que isso não é um processo fácil ou rápido, é preciso muita prática e dedicação para se tornar um profissional.
O corte e a costura para iniciantes requerem paciência, dedicação, determinação e habilidade. Para quem está iniciando as tarefas podem parecer difíceis.
Mas não se preocupe! Você não tem muitos anos de prática e para aprender a realizar as tarefas com facilidade e rapidez, você precisa praticar e praticar.
Aprender a costurar é um processo gradual que exige dedicação constante, mas que pode ser otimizado com algumas dicas úteis.
- Escolha uma peça simples para começar seu desafio: Em vez de começar com um modelo complexo que exigirá muita atenção no processo de corte (como jeans), escolha algo mais simples que possa servir como base e treinamento (exemplo: tricoline, algodão);
- Pratique antes de iniciar,
- Conheça a máquina de costura,
- Conheça seus materiais;
- Saiba para que serve cada coisa
- Último e talvez mais importante: Organização, mantenha sua bancada sempre organizada, ninguém consegue ser produtivo em meio a desorganização.
Mas e se eu não conseguir evoluir na costura?
Não se preocupe com julgamentos, não tenha pressa em terminar tudo tão rapidamente, fazer tudo com correria ou pular etapas faz com que você não aprenda e ainda gera estresse.
O corte e costura para iniciantes pode parecer desafiador, sim! Mas ainda é reconfortante quando se têm um resultado positivo.
Analista de Planejamento e TI nas horas vagas